segunda-feira, 13 de abril de 2009

Sítio do Pica-Pau AmareloMarmelada de Goiaba, Goiabada de Marmelo...









Monteiro Lobato foi, verdadeiramente, um dos grandes homens da história desse país. Grande escritor, celebrado por gerações e gerações de crianças por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, Lobato foi também um empreendedor. Além disso, através de todas as suas produções e realizações queria por que queria fazer com que o Brasil pudesse crescer, desenvolver-se, ocupar um lugar de destaque no panteão mundial dos países.
Originário do interior de São Paulo, mais especificamente da cidade de Taubaté (onde há várias estátuas dos personagens do Sítio espalhadas pela cidade, além de um parque aberto permanentemente à visitação pública, o “Sítio do Pica-pau Amarelo”. No Sítio podemos encontrar a Emília, o Visconde, a Dona Benta, a Narizinho, o Pedrinho e toda a turma para nos contar as histórias divertidas que animam muitas crianças e para saber um pouco mais da história de seu criador, Monteiro Lobato), o escritor fez um pouco de tudo em sua vida.
Foi fazendeiro, investiu em editoras, fez campanhas pela nacionalização da exploração do petróleo em nosso país, queria abrir uma companhia siderúrgica e escreveu para as crianças e para os adultos também. Politizado e consciente como era, acabou perseguido durante a ditadura de Getúlio Vargas. Foi preso, mas não perdeu a compostura e não abriu mão de seus princípios.
Promoveu pesquisas acerca do folclore nacional a partir de artigos que havia escrito sobre o Saci-Pererê. Retratou os dilemas do trabalhador simples da zona rural ao caricaturá-lo como o Jeca Tatu. Abordou a questão racial no Brasil com seu livro “O presidente negro”. Falou sobre a decadência das cidades do café com “Cidades Mortas”. Lançou escritores de talento comprovado com sua editora (como Menotti Del Picchia).
Apesar de tudo isso, o que mais permanece na memória coletiva nacional é a sua forte ligação com as crianças. Proximidade e carinho conseguidos com o apoio da Narizinho, da Emília, do Visconde, do Pedrinho e dos demais personagens do Sítio. Em suas obras dedicadas as crianças, Lobato conseguiu verdadeiras façanhas como contar a história do mundo tornando-a divertida e atraente para os pequenos ou, ainda, falar de temas adultos e sérios de forma descontraída, como a questão do petróleo.
Visitar a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo taubateano Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o nosso próprio sentimento de brasilidade.Nesse sentido, a contribuição dada pela Rede Globo de televisão com a nova versão do Sítio do Pica-pau Amarelo e, da Globo.com, com o site do Sítio (http://sitio.globo.com/), são dois outros reforços consideráveis para que todo brasileiro venha a conhecer essa fantástica obra. Não percam tempo, assistam os episódios e divirtam-se com o site!
O Site
Na página inicial aparecem vários links, acompanhe as dicas abaixo para conhecê-los um pouco melhor:
1- Clicando sobre cada um dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo (Emília, Narizinho, Pedrinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde, Tio Barnabé, Saci, Cuca, Conselheiro, Quindim e Rabicó) além de você conhecê-lo melhor, você pode se divertir com as atividades relacionadas a cada personagem: jogo, impressão de desenho para colorir, impressão da foto do personagem e envio de e-mail.
2- Você viu?Você pode ver e rever os episódios e a história da semana apresentados na televisão.
3- Mural de Amiguinhos.Você pode escrever mensagens dando sua opinião sobre a turma do sítio e imprimir e montar um porta-retrato.
4- Brindes.Tem várias opções de atividades: imprimir e montar calendários ou porta-retratos, escolher um personagem para imprimir e pintar ou ainda, imprimir fotos dos personagens.
5- História do Sítio.Você conhece um pouco da história do Sítio.
6- Monteiro Lobato.Além de conhecer um pouco mais sobre o criador do Sítio, você pode clicar no link “visite o site de Monteiro Lobato” e navegar em uma página com várias informações sobre o autor do Sítio.
7- Jogos.Você pode se divertir e aprender com os Jogos da Turma do Sítio.
a) Jogo da Associação -Teste seus conhecimentos sobre os personagens associando roupas, frases e objetos a cada um deles.
b) Quebra-cabeças do Sítio - Jogo com quatro quebra cabeças para você escolher e montar.
c) Memória da Emília - Jogo da memória da Emília.
d) Pegue o Saci - Encontre três objetos para prender o Saci na garrafa.
e) Pescaria do Pedrinho - Ajude o Pedrinho a chegar do outro lado do rio.
f) Guarda-roupas da Narizinho - da Ajude a Narizinho a pegar suas roupas, sem deixar a Cuca pegá-la.
g) Caça ao Cachimbo do Tio Barnabé - Ajude o Tio Barnabé a pegar seus cachimbos.
h) Separando o lixo com o Rabicó - Ajude o Rabicó a separar os materiais recicláveis, colocando-os em seus lugares.
i) Quebra-cabeças do Visconde – exige muita coordenação motora e atenção.
j) Caldeirão Mágico da Cuca - A Cuca quer transformar o Pedrinho em sapo, descubra a seqüência de cores e ajude o Pedrinho.
k) Fábrica de Tortas - Ajude a Tia Nastácia a fazer tortas.
l) Matemática Espacial - Acerte os números pares ou os números impares.
m) Fotografando o Sítio - Seja rápido e tire fotos dos personagens.
n) Forca do Conselheiro - No jogo da forca acerte as palavras e não deixe o Conselheiro ser enforcado.
Aos Professores
Em qualquer país desenvolvido do mundo em que vivemos um escritor do porte de Monteiro Lobato seria celebrado com todas as honras. Seria comparado a Mark Twain nos Estados Unidos ou a Charles Dickens na Inglaterra. Seus livros continuariam a vender muito, independentemente da televisão. Sua leitura seria constante nas escolas, das séries iniciais aos cursos de graduação. Sua produção se tornaria objeto de estudos de muitos mestrandos e doutorandos.
Lobato significa literatura de muita qualidade e história. Não ler suas obras significa abrir mão de livros que simbolizam nossa própria identidade.
O Brasil, tão jovem ainda, no esplendor de seus 500 anos, já possui grandes literatos, músicos, cineastas, atores e atrizes e tantos outros representantes da cultura. A valorização desses talentos é necessária e primordial para que sintamos orgulho de sermos brasileiros e para que incentivemos o surgimento de novos e promissores talentos que possam glorificar nosso país.
Pode parecer apenas um pensamento ufanista, mas numa época caracterizada por tantos infortúnios e problemas, temos que continuar acreditando que o país pode e deve dar certo, que há soluções para nossas dificuldades e que iremos, não no futuro, mas amanhã, logo pela manhã, acordar num país um pouco mais justo, mais humano e mais rico se nos pautarmos no exemplo de brasileiros de tanto valor quanto Monteiro Lobato...

Site do Menino Maluquinho Gostoso como goiabada com queijo


Os sapatos são grandes demais. O casaco também não foi feito para ele. A mãe já lhe disse diversas vezes que não se deve colocar panela na cabeça. Apesar de tudo isso, poucas são as pessoas que não se comoveram e se identificaram com a história do Menino Maluquinho criada pelo grande mestre Ziraldo.
O livro, já considerado um dos maiores clássicos da literatura infantil de nosso país, marcou a vida de gerações e gerações de leitores, entre os quais me incluo com grande orgulho. A história do menino que encantava a todos que viviam ao seu redor é sedutora do início ao fim graças à eloqüência de um texto curto mas profundo e rico. Além disso os traços de Ziraldo que levaram a elaboração desse personagem que transborda felicidade foram capazes de criar uma das imagens mais singelas e simpáticas do mundo das crianças.
Tenho a enorme felicidade de ter um menino e uma menina maluquinhos em minha casa. Sinto que como no livro o tempo passa depressa e que de repente iremos abrir os olhos e eles estarão moços, em busca de seus diplomas, correndo atrás de um emprego, querendo se casar e, como resultado de tudo isso, tendo seus próprios maluquinhos para tornar suas vidas muito felizes.
Criança em casa é sinônimo daquilo que há de melhor na humanidade. A singeleza misturada com inocência e sorrisos marotos a cada travessura praticada é capaz de dobrar qualquer adulto. Não há quem não se derreta e não relembre os seus tempos de meninice. Ademais, Ziraldo nos conta em seu livro de uma infância pra lá de inesquecível, daquelas em que subíamos em goiabeiras, descíamos as ladeiras das ruas em carrinhos de rolimã, jogávamos taco, disputávamos figurinhas em animados jogos de bafinho ou deixávamos nossos piões rodopiarem e rodopiarem...
É por esses e por tantos outros motivos que não há como não saudar o surgimento de um espaço virtual dedicado ao Menino Maluquinho e a todos os seus companheiros. Na verdade, o que sinceramente esperamos é que esses maluquinhos não se restrinjam apenas aos caminhos da Web e que continuem alegrando o cotidiano de nossas vidas com suas estripulias em carne e osso através de nossos filhos, sobrinhos, netos, alunos, vizinhos,...
Porque, se pensarmos bem, o espaço destinado à infância gostosa, daquelas que se parecem com a invencível mistura Romeu e Julieta (queijo mineiro com goiabada cascão), tem se tornado cada vez mais restrito. As crianças têm vivido embrenhadas em apartamentos ou em casas escondidas por muros e superprotegidas por cercas e alarmes. Nada de pé no chão, nem pensar em subir nas árvores, essa brincadeira é muito perigosa e tantas outras chamadas de atenção dos pais superprotetores tem sido a tônica.
Se não bastasse todo esse excesso de cuidados, há ainda a prevalência dos brinquedos eletrônicos, como os videogames, que fizeram com que as crianças deixassem de brincar, de criar seus próprios jogos, de articular suas histórias inventadas ou mesmo de sonhar de olhos abertos.
O surgimento do site do Menino Maluquinho (
http://www.meninomaluquinho.com.br/) talvez nos ajude a relembrar o que há de bom na infância a tempo de podermos ainda resgatá-la e presentear as atuais e futuras gerações com tudo que há de bom em ser criança.

O Site


Há vários motivos pelos quais devemos adentrar o site do Menino Maluquinho, para entender melhor essa afirmação, vamos descrever as principais características e opções oferecidas aos internautas:












1- Clicando sobre cada um desses ícones (História, Profissão, Tirinha, Piada e Frase do Dia) você poderá se divertir com informações sobre diversos temas (a cada dia há uma história diferente disponível). Além disso é possível imprimi-las e enviá-las para seus amigos.


2- Ao clicar no MAIS, de dentro do casaco do Menino Maluquinho surgirão várias opções de atividades.






a) - Divirta-se com Jogos e Passatempos. As atividades de passatempo podem ser impressas. Veja as opções de brincadeiras disponíveis para os visitantes:
Jogos
- Quebra-Cabeça –


7 diferentes tipos de quebra-cabeças.

- Memória

– Um jogo da memória.

- Sete Erros

– 8 imagens para encontrar os erros.

- Jogo da Velha

– Tente vencer o computador.

Há dois níveis: fácil ou difícil

Lugar de Panela é... – na cabeça – tente colocar a panela na cabeça do Menino Maluquinho.

- Jogo da Forca – Escolha o assunto: Informática, Eletrodomésticos, Frutas, Sistema Solar, Meios de Transporte, Meios de Comunicação, Esportes, Pontos Cardeais e Colaterais, Aves, Brinquedos, Profissões, Cores, Material Higiênico, Animais que vivem na água, Animais Terrestres, Meses do Ano e Instrumentos Musicais.- Jardim da Carolina – ajude a Carol a lembrar de todos os tipos e cores de flores que ela quer colocar em seu jardim.
Passatempo
- Aviãozinho – Faça um aviãozinho


Balão – Faça um balão.

- Bandeira do Brasil – Monte a Bandeira do Brasil colorida ou preto e branco.

- Barquinho – Faça um barquinho.

- Bonequins – Monte o boneco do Menino Maluquinho ou da Carolina.

- Caça-Palavras – Atividades de caça-palavras.

- Cadê

– 4 atividades para encontrar objetos: Ajude o Maluquinho, Faltou uma, Jogo dos Cinco e Pintou sujeita.- Cardápio

– O Menino Maluquinho dá algumas sugestões no cardápio, você pode montá-lo com o que você mais gosta

Carta Enigmática

– Tente descobrir a mensagem da carta enigmática.

- Cruzadinhas

– Quatro cruzadinhas: Comida de Bicho, Esportes, Vida de Cão e Material Escolar.

- Jornal – Monte um jornal com histórias inacreditáveis.

- Labirinto – Encontre o caminho certo nas seguintes atividades: Ajude o Romeu, De quem é? e Internet.- Liga-pontos – Três atividades em que ligando os pontos você descobre qual imagem será montada.- Marcadores de Livro – Quatro modelos de marcadores coloridos e em preto e branco para você escolher: Parei aqui, Se você gosta de ler, fica fácil escolher!, Aguarde as emoções dos próximos capítulos e Daqui a pouco eu continuo.- Móbile – Monte um móbile com a turma do Menino Maluquinho.- Para Colorir – 1 desenho que impresso você pode colorir.- Peteca – Faça uma peteca.- Sete Erros – 2 atividades de sete erros: Cabra-Cega e Ping-Pong.- Tabuleiro – Monte o jogo “Quem será o substituto do maluquinho?”.- Vale Presente – 8 tipos de vale presente que podem coloridos ou em preto e branco.
b) - Cinco imagens diferentes que podem ser usadas como papel de parede do seu computador.
c) - Artigos e textos para algumas datas especiais: Dia do Trabalho, Dia do Amigo, Dia da Mentira, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Dia das Mães, entre outras.
d) - Versão online do livro “O Menino Maluquinho” – história com imagens em tamanho natural para ler, imprimir e colorir.
e) Os Personagens - Conheça mais sobre os personagens da Turma do Menino Maluquinho (Menino Maluquinho, Julieta, Bocão, Carolina, Lúcio, Shirley Valéria, Junim, Sugiro Fernando, Herman e Nina).Conheça também a página “Carol Natural” que tem mais atividades: Como montar um aquário, Os beija-flores, Dicas de jardinagem, Para imprimir e brincar, Jogo: O jardim da Carolina.
Aos Professores
Não há como não aproveitar as boas idéias da infância. Não podemos desprezar tudo aquilo que vivemos e todas as lições que tiramos das amizades, brincadeiras, leituras, desenhos e programas que fizemos. Do mesmo modo como tivemos oportunidades e vivenciamos momentos incríveis quando éramos crianças, também nossos filhos e alunos estão aprendendo coisas novas a cada dia que passa. Essas experiências podem ser revertidas para o trabalho em sala de aula e transformadas em bem-sucedidas iniciativas para a realização de projetos educacionais.
Um dos caminhos a se seguir, por exemplo, é tentar realizar encontros entre pessoas de diferentes gerações com a finalidade de que sejam relatadas as experiências de infâncias vividas por essas pessoas. Brincadeiras de rua, histórias que eram contadas pelos mais velhos, músicas que se cantavam, danças que se realizavam, como eram os brinquedos, o que se comia de gostoso ou mesmo as roupas que eram usadas por crianças e adultos poderiam ser temas explorados e dariam uma grande lição de história, hábitos, costumes e cultura geral.
Outra possibilidade seria implementar as brincadeiras de rua vivenciadas por gerações passadas em aulas de educação física, de forma bem lúdica, para que a reprodução e a preservação desse legado fossem passadas para as crianças de hoje e também do futuro.
Algumas das brincadeiras sugeridas pelo site do Menino Maluquinho (
http://www.meninomaluquinho.com.br/) também poderiam ser utilizadas em aulas. Alguns exemplos disso seriam a brincadeira de Forca, o Jogo dos Sete Erros, as cruzadinhas, o cardápio, o liga-pontos, a carta enigmática ou o labirinto. Essas atividades poderiam ser transformadas em proposta final de formato para alguma pesquisa ou trabalho escolar pedido pelos professores. Já tive a oportunidade de desenvolver projetos que utilizaram palavras cruzadas e cartas enigmáticas, o resultado foi excelente, a animação e o envolvimento dos alunos são estimulantes para nós, professores.
O resgate da infância pode ser tão gostoso como a maçã do amor que comíamos nos parques de diversão ou ainda tão prazeroso quanto o doce de leite com queijo que embalou algumas sobremesas nas casas de nossas avós. Que tal se lembrar de tudo isso visitando o Menino Maluquinho?

Pelo bem das próximas gerações

Estabelecer limites para os adolescentes de hoje é uma das garantias de que o país terá líderes éticos no futuro. A tarefa cabe a pais e escolas - em conjunto
Cenas de violência não se passam apenas nos cenários pobres de escolas públicas: acontecem também em escolas de classe média, freqüentadas por jovens de famílias econômica e culturalmente privilegiadas. Aí o problema pode ser até mais difícil, pois os professores dessas escolas têm a expectativa de que seus alunos tragam de casa uma educação adequada - e sentem-se despreparados para lidar com alunos agressivos e sem limites. Mas não adianta lavar as mãos nem clamar aos céus, com a alegação de que a escola não pode tomar a si a responsabilidade que a família não assume. Ainda é dentro de seus muros que esses jovens passam a maior parte do tempo, e essa oportunidade não pode ser desperdiçada.

É na adolescência que se desenvolve plenamente a capacidade de raciocínio abstrato, e é esse o melhor momento para firmar o compromisso com valores morais como a tolerância pelo diferente, o amor à justiça, o sentimento de solidariedade e a compaixão. É verdade que a escola não pode se encarregar de todos os aspectos da formação de seus alunos, mas é indesculpável que não faça tudo o que estiver ao seu alcance. As situações de violência não devem passar impunes, as agressões não podem ser ignoradas. Mas o castigo é parte do processo educativo, e não uma vingança ou penitência: deve ser contingente (isto é, aplicado logo depois da falta cometida), ligado à transgressão e, de preferência, oferecer a possibilidade de reparação do erro. Se a violência teve a forma de depredação de bens da escola, por exemplo, o aluno deveria ser levado a consertar o que quebrou; se foi agressivo com colegas ou professor, deveria ser orientado a fazer um trabalho sobre violência. É preciso lembrar que, quando um aluno tem um comportamento agressivo, a violência que ele expressa não está só nele: ele é protagonista de todo o seu grupo. Sua expulsão não elimina a violência da escola, apenas a exime de lidar com a questão. A escola deveria aproveitar o episódio de violência para levar todo o grupo a refletir sobre a ética da convivência. Há excelentes filmes que podem ser usados para mobilizar nos jovens os sentimentos de empatia e solidariedade. O ideal seria que os alunos assistissem a esses filmes na própria escola, junto com educadores (professores ligados ao tema e orientadores) e, se possível, também os pais. Antes da projeção, deve ser feita uma breve contextualização do tema do filme e, logo após, um debate ligando a ficção com a realidade.

Nessa área, é imprescindível uma parceria verdadeira entre escola e família. Infelizmente, na maioria das vezes, essa aliança é superficial, carregada de hipocrisia. Diante de uma crise importante, dificilmente os pais do aluno problemático e os gestores da escola podem de fato dar-se as mãos em prol do jovem: a tendência da escola é expulsar o aluno, com a alegação (em geral verdadeira) de que os pais dos outros alunos não tolerariam deixar seus filhos numa escola que eles consideram conivente com o aluno faltoso. Mais produtivo seria que a escola e os pais trocassem informações a respeito do comportamento do aluno. Para a escola, será útil conhecer as normas da família sobre disciplina, saber a atitude dos pais com relação a punições e ao uso da autoridade, saber como o aluno se relaciona com os irmãos e que tipo de lazer os pais oferecem. A escola, por sua vez, conhece, melhor do que os pais, o comportamento social do jovem. Essa troca de informações permite uma programação conjunta de atividades (leituras, discussões, escolha mais cuidadosa de videogames etc) dentro e fora da escola, que poderão ajudar o aluno a rever e mudar sua atitude inadequada.

É importante lembrar que, se esses jovens correm alguns dos mesmos riscos que os economicamente menos privilegiados, em suas mãos a sociedade talvez corra riscos até maiores: estatisticamente, é dentre esses alunos que sairão os políticos e empresários da próxima geração, é desse grupo que sairá a maior parte das autoridades e líderes que comandarão o país. Essa é a hora de encontrar canais adequados para o inconformismo e a rebeldia, esse é o momento de apontar espaços de atuação onde a contestação própria da adolescência contribua, de fato, para melhorar o mundo. Para dar vazão à inquietação adolescente, é preciso levá-lo a desempenhar atividades significativas, como participação em programas solidários, que rompam a barreira do individualismo e façam com que ele se sinta parte de uma comunidade maior.
Não podemos deixar que eles acreditem que o mundo é feito de corrupção e violência, e que nele só os valentões e os espertalhões levam vantagens. Para lutar contra a paralisia e o cinismo de que tanto nos queixamos, não há momento mais propício do que a adolescência, não há espaço mais adequado do que a escola.
Lidia Aratangy - psicóloga

Palavra da Diretora

Historicamente no Brasil a educação não é prioridade e os investimentos destinados à mesma ainda não ocupam parcela significativa no orçamento da União e dos Grandes Empresários, dificultando melhores condições de trabalho e a produção do conhecimento, o que compromete a construção do cidadão participativo, autêntico, autônomo, crítico, consciente do seu papel na sociedade.

Reconhecer a importância da educação e valorizar mais os pensadores brasileiros, a exemplo de Anísio Teixeira, Paulo Freire, Florestan Fernandes que proclamaram uma educação democrática e sensível aos anseios da sociedade é o caminho para o desenvolvimento do nosso país.

É preciso promover uma mudança significativa e que faça diferença:

“ Para mudar é preciso coragem,
cuidado,
garra,
persistência,
ousadia e acima de tudo humildade,
reconhecendo em Deus a Eterna Soberania.

É preciso mudar tendo consciência de que a mudança é um processo gradativo e contínuo que precisa começar em cada um de nós, contagiando o próximo, pois entendemos que o nosso HOJE precisa ser melhor do que ONTEM e o AMANHÃ melhor do que Hj.

Nesse contexto, os profissionais da educação, em especial os pedagogos têm papel essencial, pois somos responsáveis pelas sementes do amanhã, que poderão ser fruto de uma geração de pessoas que conquistarão a verdadeira democracia.

Segundo Paulo Freire :

“ A democracia é, como o saber, uma conquista de todos.
Toda a separação entre os que sabem e os que não sabem, do mesmo modo que a separação entre as elites e o povo, é apenas fruto de circunstâncias históricas que podem e devem ser transformadas ”.

Ao novo educador hoje compete, o desafio de refazer a educação, reinventá-la, criar as condições objetivas para que uma educação democrática seja possível, criar alternativas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de um novo tipo de pessoas, solidárias, preocupadas em superar o individualismo criado pela exploração capitalista do trabalho, preocupadas com um novo projeto social e político que construa uma sociedade mais justa, mais igualitária.

Por isso, somos semeadoras e não podemos fugir da responsabilidade de semear para colhermos frutos dignos e comprometedores com Deus e o ser Humano.

Não digamos que o solo é áspero, que chove freqüentemente, que o sol queima ou que a semente não serve. Não é nossa função julgar a terra e o tempo.

Nossa missão é semear.

A semente é abundante! Um pensamento, um sorriso, uma promessa de alento, um aperto de mão, um conselho, um pouco de água, o diálogo, são sementes que germinam facilmente.

Não semeies, porém descuidadamente, como quem cumpre uma missão desagradável! Semeemos com interesse, com amor, com atenção, como quem encontra nisto o motivo central de sua felicidade.

Não importa o campo do trabalho, quer na empresa, na instituição escolar, na área de pesquisa, enfim nas diversas atuações, têm-se a possibilidade de construir um mundo melhor.

A Escola Portal da Educação possui uma grande responsabilidade face aos desafios encontrados na sociedade Carangolense em geral.

HOJE, não sonha como outrora sonhávamos, REALIZAMOS e somos verdadeiramente REALIZADOS pela graça de Deus, em potencial escolar, contando com vários profissionais da educação com gabarito.

Nessa perspectiva, podemos ser testemunhas vivas de nossa realidade e realização escolar, e de ter muitos méritos pela graça genuína de Deus.

Associado a isso já somos mais que vencedores através de nosso trabalho, esforço, dedicação, entusiasmo e a certeza de poder confiar naquilo que foi proposta pela Escola, sem medo, sem desconfiança, sem preconceitos sabendo que tudo que aqui fizemos e fazemos é para o bem de cada um de nossos alunos.

Para a vida nascemos de um encontro, e de incontáveis encontros e vivencias, levamos marcas que norteiam e estruturam nosso jeito de ver, ser e viver.

Teremos muito para fazer e recordar o tempo em que passaremos juntos, pessoas especiais guardadas no coração, professores, funcionários e colegas de sala de aula.

Nesse momento, fica como tesouro (guardado a sete chaves), cada aluno, e, sobretudo a mensagem de que devemos ter “ fé em Deus, fé na vida, fé no homem, fé no que virá fé em que podemos tudo, fé em nós mesmos para podemos mais e mais....

Agradeço a Deus em proporcionar-nos esta grande dádiva, primícias e benção alcançada.

Quero também deixar os meus sinceros agradecimentos na qualidade de Diretora da Escola, a todos quantos fizeram, participaram, ajudaram e torceram de forma direta e indireta para que isso tudo viesse a acontecer e chegássemos até aqui.

Que o Eterno Deus possa abençoar a cada de vocês.

Muito Obrigada.

Professora Rita Cássia de Sousa.

A LEITURA ESTIMULA O CONHECIMENTO

A LEITURA ESTIMULA O CONHECIMENTO

BOA LEITURA

Fique à vontade para indicar algum livro que faça parte do seu acervo.

A Independência do Brasil
Autor: Flávio BeruttiEditora: Ediouro
Livro paradidático voltado para alunos da 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Ao acompanhar o trabalho de História do personagem principal, a criança desenvolve a compreensão de texto e uma atitude reflexiva e crítica diante da disciplina.

A Menina e o Elefante
Autor: Frei BettoEditora: FTD
Afrânio era um elefante especial. De sua tromba-clarineta nasciam as mais doces melodias. Com habilidades, equilibrava-se e dançava sobre uma enorme bola colorida. Tão grande e tão leve...
Hije a música tornou-se um ruído, e o dançarino, um simples paquiderme. Para Mariana, Afrânio era mais do que músico e dançarino: era seu querido animal de estimação. Para os moradores do prédio e da cidade, um estorvo, uma aberração!
O coro dos icomodados aumentava cada dia: meninas combinam com cachorrinhos, gatinhos, peixinhos ou, quando muito, com elefantinhos de pelúcia. Uma coisa, diziam, era Afrânio no circo. Outra coisa, enfatizavam, era Afrânio fora do circo. Você acredita que a menina de olhos amarelos, sardas no rosto e tranças azuis abrirá mão do amigo Afrânio?

Contos de Animais do Mundo Todo
Autora: Naomi Adler Editora: Martins Fontes
Neste livro estão reunidos contos tradicionais de diversas culturas do mundo todo, coletados pela contadora de histórias Naomi Adler. Assim, ela traz do Quênia a história do macaco que se livrou da cilada de um crocodilo desleal; da Tailândia, o conto do pelicano voraz que tentou se aproveitar dos peixes de seu lago e levou o troco; dos índios cheroqui, a aventura da vovó aranha que ajudou sua comunidade de animais depois que todos os mais fortes fracassaram. E o Brasil também está representado, com um belo conto da Floresta Amazônica. São nove contos de animais que, em linguagem saborosa, nos permitem conhecer um pouco dos valores, do humor e das emoções de outros povos. No final do livro há um relato interessante sobre a maneira pela qual a autora ficou conhecendo cada um dos contos.

Os Dez Sacizinhos
Autora: Tatiana Belinky Editora: Paulinas
Uma viagem pela magia e encanto de um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro, o saci, menino negro, com uma perna só, que fuma cachimbo e usa carapuça vermelha que lhe confere poderes mágicos. Ele não é mau, apenas gosta de fazer travessuras, como dar nó no rabo do cavalo, assustar cachorros e pregar peças nos viajantes. Depois cai em gostosas gargalhadas com o resultado das molecagens. Tatiana Belinky, que já tem netos e bisnetos, mais uma vez reparte com os leitores as curtições da infância, que continuam vivinhas, vivinhas em sua memória.
Este livro é uma brincadeira de subtrair sacis. Entre versos e estrofes, dez graciosos sacizinhos desaparecem, um a um, em acidentes como fogo no teatro, ingestão de comida estragada, jejum exagerado, quebra de regras... A Cuca acompanha o desenrolar da história camuflada nas formas e cores intensas do ilustrador Roberto Weigand. Um leitor mais desatento não a notará na ponta do arco-íris (sim, neste livro, o arco-íris tem ponta!) ou acomodada numa cadeira de praia. Assim, quando todos os sacis desaparecem, é ela que os traz de volta, sãos e salvos, para que autora e ilustrador instiguem o leitor a continuar a brincadeira. Em 1999, Dez sacizinhos recebeu o prêmio Jabuti de Ilustração de Livro Infantil e Juvenil, além do título "Altamente Recomendável", da Fundação Nacional

O Duende da Ponte
Autor: Patrícia Rae WolffEditora: Brinque-Book
Todos os dias, a caminho da escola, Teo atravessa uma ponte. E todos os dias, no momento em que Teo pisa na madeira apodrecida da ponte, um medonho e terrível duende salta a sua frente e lhe cobra um pedágio. E Teo, para se livrar do pagamento do pedágio, propõe ao duende adivinhas e charadas. Teo sempre ganha e consegue atravessar a ponte. Mas será que ele conseguirá criar novas charadas e ganhar todas as vezes? Este livro é uma história engraçada, com charadas e adivinhas criativas que divertem e encantam. Ao mesmo tempo, desperta nos jovens leitores a importância de ir a escola, mesmo porque nunca se sabe se um duende estará a espreita, no caminho da escola.

Lápis na Mão
Autor: Maria da Salete Alves GondimEditora: FTD
A coleção Lápis na Mão agora é interdisciplinar. Em um único volume, o aluno terá atividade das cinco áreas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Para cada nível de pré-escola há dois livros. Cada livro corresponde a um semestre. Assim a aprendizagem torna-se mais integrada e estimulante. As metérias não são isoladas, como se um conhecimento não tivesse nenhuma relação com o outro

UM PORTUGUES . COM - ACORDO ORTOGRÁFICO

UmPortugues.com

Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Bem-vindo(a)!

Desde 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor no Brasil a nova grafia do português, definida pelo Acordo Ortográfico de 1990. O trema foi extinto, algumas palavras perderam acentos e as regras do hífen mudaram.

Agora é preciso aprender a escrever do jeito novo. O site UmPortugues.com foi criado para ajudar nesta tarefa, trazendo textos e ferramentas que auxiliam no aprendizado da grafia. Vamos estudar?

Aprenda escrevendo:

Digite seu texto na caixa ao lado e aperte o botão Enviar. O verificador ortográfico do UmPortugues.com marcará as palavras que estiverem incorretas segundo a nova grafia. Experimente!

Texto de exemplo Termos duvidosos
Aprenda lendo:

Aqui você pode ler com calma o texto oficial do Acordo Ortográfico.
Saiba todos os detalhes de cada regra, as exceções e os exemplos de uso.
Este é o texto original de 1990, assinado pelos oito países participantes. Ele é a "bíblia" que definiu todos os pontos do acordo. Estude-o com muita atenção, para dominar a nova grafia do português.

Saiba mais:
Destaques do Acordo
Letras K, W e Y
O trema morreu
"Creem" sem acento
"Voo" sem acento
"Ideia" e "joia" sem acento
"Autoescola" sem hífen
"Micro-ondas" com hífen
"Paraquedas" sem hífen
"Antirrugas" sem hífen e RR

acesse: Umportugues.com

ENIGMA DE PORTUGUES = ORGANIZE AS LETRAS E DESCUBRA

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DATAS COMEMORATIVAS EM 2009

JANEIRO

Dia 01: dia mundial da pazDia 31: dia da solidariedade

FEVEREIRO

27: dia nacional do livro didático

MARÇO

Dia 01: dia do turismo ecológico
Dia 08: dia internacional da mulher
Dia 12: dia do bibliotecário
Dia 15: dia mundial dos direitos do consumidor
Dia 19: dia da escolaDia 21: dia internacional da floresta
Dia 21: dia internacional para eliminação da discriminação racialDia
22: dia mundial da águaDia
27: dia nacional da inclusão digital

ABRIL

Dia 02: dia internacional do livro infantil
Dia 07: dia mundial da saúde
Dia 08: dia mundial de combate ao câncer
Dia 12: páscoa
Dia 13: dia do hino nacional
Dia 18: dia nacional do livro infantil
Dia 19: dia do índioDia 21: Tiradentes
Dia 22: dia do descobrimento do Brasil
Dia 23: dia mundial do livroDia 28: dia da educação

MAIO

Dia 01: dia internacional dos trabalhadores
Dia 08: dia do artista plástico
Dia 13: dia da abolição da escravatura
Dia 13: dia das mães
Dia 15: dia internacional das famílias
Dia 18: dia mundial dos museus
Dia 18: dia de combate ao abuso e à exploração sexual das crianças
Dia 22: dia internacional da biodiversidade
Dia 27: dia da mata atlântica
Dia 31: dia internacional de combate ao fumo

JUNHO

Dia 05: dia mundial do meio ambiente
Dia 05: dia da ecologia
Dia 08: dia internacional dos oceanos
Dia 10: dia da língua portuguesa
Dia 12: dia mundial de combate ao trabalho infantil
Dia 13: dia do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Dia 23: dia nacional do esporte
Dia 26: dia internacional do combate às drogas

JULHO

Dia 08: dia nacional da ciência
Dia 17: dia da proteção das florestas
Dia 20: dia do amigo
Dia 25: dia nacional do escritor
Dia 26: dia dos avós

AGOSTO

Dia 01: dia mundial do aleitamento materno
Dia 01: dia do poeta da literatura de cordel
Dia 05: dia nacional da saúde
Dia 05: início da semana pela cidadania e solidariedade
Dia 09: dia internacional dos povos indígenas
Dia 12: dia dos pais
Dia 12: dia internacional e nacional da juventude
Dia 17: dia do patrimônio histórico
Dia 19: dia mundial da fotografia
Dia 22: dia mundial do folclore
Dia 28: dia nacional do voluntariado
Dia 29: dia nacional do combate ao fumo
Dia 29: dia nacional de combate à desnutrição

SETEMBRO

Dia 01: início da semana da pátria
Dia 01: dia do profissional de educação física
Dia 05: dia mundial da Amazônia
Dia 07: independência do Brasil
Dia 08: dia internacional da alfabetização
Dia 16: dia internacional da preservação da camada de ozônio
Dia 20: dia mundial de limpeza das praias
Dia 21: dia da árvore
Dia 21: dia nacional de luta de pessoas com deficiência
Dia 22: dia mundial sem carroDia 25: dia do trânsito

OUTUBRO

Dia 01: dia nacional de doação de leite materno
Dia 01: dia internacional do idoso
Dia 04: dia mundial dos animais
Dia 04: dia da natureza
Dia 10: dia nacional de luta contra a violência à mulher
Dia 12: dia das criançasDia 12: dia nacional da leitura
Dia 12: dia do mar
Dia 13: dia mundial do escritor
Dia 15: dia do professor
Dia 15: dia do educador ambiental
Dia 17: dia mundial para a erradicação da pobreza
Dia 20: dia do poeta
Dia 29: dia nacional do livro

NOVEMBRO

Dia 05: dia nacional da cultura e da ciência
Dia 12: dia do diretor de escola
Dia 14: dia nacional da alfabetização
Dia 15: proclamação da República
Dia 19: dia da bandeira
Dia 20: dia nacional da consciência negra
Dia 22: dia da música
Dia 25: dia internacional do doador voluntário de sangue
Dia 27: dia internacional da luta contra o câncer

DEZEMBRO

Dia 01: dia internacional de luta contra a AIDS
Dia 02: dia nacional da astronomia
Dia 03: dia internacional das pessoas com deficiência
Dia 05: dia internacional do voluntariado
Dia 10: dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Dia 21: dia do atleta