Estabelecer limites para os adolescentes de hoje é uma das garantias de que o país terá líderes éticos no futuro. A tarefa cabe a pais e escolas - em conjunto
Cenas de violência não se passam apenas nos cenários pobres de escolas públicas: acontecem também em escolas de classe média, freqüentadas por jovens de famílias econômica e culturalmente privilegiadas. Aí o problema pode ser até mais difícil, pois os professores dessas escolas têm a expectativa de que seus alunos tragam de casa uma educação adequada - e sentem-se despreparados para lidar com alunos agressivos e sem limites. Mas não adianta lavar as mãos nem clamar aos céus, com a alegação de que a escola não pode tomar a si a responsabilidade que a família não assume. Ainda é dentro de seus muros que esses jovens passam a maior parte do tempo, e essa oportunidade não pode ser desperdiçada.
É na adolescência que se desenvolve plenamente a capacidade de raciocínio abstrato, e é esse o melhor momento para firmar o compromisso com valores morais como a tolerância pelo diferente, o amor à justiça, o sentimento de solidariedade e a compaixão. É verdade que a escola não pode se encarregar de todos os aspectos da formação de seus alunos, mas é indesculpável que não faça tudo o que estiver ao seu alcance. As situações de violência não devem passar impunes, as agressões não podem ser ignoradas. Mas o castigo é parte do processo educativo, e não uma vingança ou penitência: deve ser contingente (isto é, aplicado logo depois da falta cometida), ligado à transgressão e, de preferência, oferecer a possibilidade de reparação do erro. Se a violência teve a forma de depredação de bens da escola, por exemplo, o aluno deveria ser levado a consertar o que quebrou; se foi agressivo com colegas ou professor, deveria ser orientado a fazer um trabalho sobre violência. É preciso lembrar que, quando um aluno tem um comportamento agressivo, a violência que ele expressa não está só nele: ele é protagonista de todo o seu grupo. Sua expulsão não elimina a violência da escola, apenas a exime de lidar com a questão. A escola deveria aproveitar o episódio de violência para levar todo o grupo a refletir sobre a ética da convivência. Há excelentes filmes que podem ser usados para mobilizar nos jovens os sentimentos de empatia e solidariedade. O ideal seria que os alunos assistissem a esses filmes na própria escola, junto com educadores (professores ligados ao tema e orientadores) e, se possível, também os pais. Antes da projeção, deve ser feita uma breve contextualização do tema do filme e, logo após, um debate ligando a ficção com a realidade.
Nessa área, é imprescindível uma parceria verdadeira entre escola e família. Infelizmente, na maioria das vezes, essa aliança é superficial, carregada de hipocrisia. Diante de uma crise importante, dificilmente os pais do aluno problemático e os gestores da escola podem de fato dar-se as mãos em prol do jovem: a tendência da escola é expulsar o aluno, com a alegação (em geral verdadeira) de que os pais dos outros alunos não tolerariam deixar seus filhos numa escola que eles consideram conivente com o aluno faltoso. Mais produtivo seria que a escola e os pais trocassem informações a respeito do comportamento do aluno. Para a escola, será útil conhecer as normas da família sobre disciplina, saber a atitude dos pais com relação a punições e ao uso da autoridade, saber como o aluno se relaciona com os irmãos e que tipo de lazer os pais oferecem. A escola, por sua vez, conhece, melhor do que os pais, o comportamento social do jovem. Essa troca de informações permite uma programação conjunta de atividades (leituras, discussões, escolha mais cuidadosa de videogames etc) dentro e fora da escola, que poderão ajudar o aluno a rever e mudar sua atitude inadequada.
É importante lembrar que, se esses jovens correm alguns dos mesmos riscos que os economicamente menos privilegiados, em suas mãos a sociedade talvez corra riscos até maiores: estatisticamente, é dentre esses alunos que sairão os políticos e empresários da próxima geração, é desse grupo que sairá a maior parte das autoridades e líderes que comandarão o país. Essa é a hora de encontrar canais adequados para o inconformismo e a rebeldia, esse é o momento de apontar espaços de atuação onde a contestação própria da adolescência contribua, de fato, para melhorar o mundo. Para dar vazão à inquietação adolescente, é preciso levá-lo a desempenhar atividades significativas, como participação em programas solidários, que rompam a barreira do individualismo e façam com que ele se sinta parte de uma comunidade maior.
Não podemos deixar que eles acreditem que o mundo é feito de corrupção e violência, e que nele só os valentões e os espertalhões levam vantagens. Para lutar contra a paralisia e o cinismo de que tanto nos queixamos, não há momento mais propício do que a adolescência, não há espaço mais adequado do que a escola.
Lidia Aratangy - psicóloga
Palavra da Diretora
Historicamente no Brasil a educação não é prioridade e os investimentos destinados à mesma ainda não ocupam parcela significativa no orçamento da União e dos Grandes Empresários, dificultando melhores condições de trabalho e a produção do conhecimento, o que compromete a construção do cidadão participativo, autêntico, autônomo, crítico, consciente do seu papel na sociedade.
Reconhecer a importância da educação e valorizar mais os pensadores brasileiros, a exemplo de Anísio Teixeira, Paulo Freire, Florestan Fernandes que proclamaram uma educação democrática e sensível aos anseios da sociedade é o caminho para o desenvolvimento do nosso país.
É preciso promover uma mudança significativa e que faça diferença:
“ Para mudar é preciso coragem,
cuidado,
garra,
persistência,
ousadia e acima de tudo humildade,
reconhecendo em Deus a Eterna Soberania.
É preciso mudar tendo consciência de que a mudança é um processo gradativo e contínuo que precisa começar em cada um de nós, contagiando o próximo, pois entendemos que o nosso HOJE precisa ser melhor do que ONTEM e o AMANHÃ melhor do que Hj.
Nesse contexto, os profissionais da educação, em especial os pedagogos têm papel essencial, pois somos responsáveis pelas sementes do amanhã, que poderão ser fruto de uma geração de pessoas que conquistarão a verdadeira democracia.
Segundo Paulo Freire :
“ A democracia é, como o saber, uma conquista de todos.
Toda a separação entre os que sabem e os que não sabem, do mesmo modo que a separação entre as elites e o povo, é apenas fruto de circunstâncias históricas que podem e devem ser transformadas ”.
Ao novo educador hoje compete, o desafio de refazer a educação, reinventá-la, criar as condições objetivas para que uma educação democrática seja possível, criar alternativas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de um novo tipo de pessoas, solidárias, preocupadas em superar o individualismo criado pela exploração capitalista do trabalho, preocupadas com um novo projeto social e político que construa uma sociedade mais justa, mais igualitária.
Por isso, somos semeadoras e não podemos fugir da responsabilidade de semear para colhermos frutos dignos e comprometedores com Deus e o ser Humano.
Não digamos que o solo é áspero, que chove freqüentemente, que o sol queima ou que a semente não serve. Não é nossa função julgar a terra e o tempo.
Nossa missão é semear.
A semente é abundante! Um pensamento, um sorriso, uma promessa de alento, um aperto de mão, um conselho, um pouco de água, o diálogo, são sementes que germinam facilmente.
Não semeies, porém descuidadamente, como quem cumpre uma missão desagradável! Semeemos com interesse, com amor, com atenção, como quem encontra nisto o motivo central de sua felicidade.
Não importa o campo do trabalho, quer na empresa, na instituição escolar, na área de pesquisa, enfim nas diversas atuações, têm-se a possibilidade de construir um mundo melhor.
A Escola Portal da Educação possui uma grande responsabilidade face aos desafios encontrados na sociedade Carangolense em geral.
HOJE, não sonha como outrora sonhávamos, REALIZAMOS e somos verdadeiramente REALIZADOS pela graça de Deus, em potencial escolar, contando com vários profissionais da educação com gabarito.
Nessa perspectiva, podemos ser testemunhas vivas de nossa realidade e realização escolar, e de ter muitos méritos pela graça genuína de Deus.
Associado a isso já somos mais que vencedores através de nosso trabalho, esforço, dedicação, entusiasmo e a certeza de poder confiar naquilo que foi proposta pela Escola, sem medo, sem desconfiança, sem preconceitos sabendo que tudo que aqui fizemos e fazemos é para o bem de cada um de nossos alunos.
Para a vida nascemos de um encontro, e de incontáveis encontros e vivencias, levamos marcas que norteiam e estruturam nosso jeito de ver, ser e viver.
Teremos muito para fazer e recordar o tempo em que passaremos juntos, pessoas especiais guardadas no coração, professores, funcionários e colegas de sala de aula.
Nesse momento, fica como tesouro (guardado a sete chaves), cada aluno, e, sobretudo a mensagem de que devemos ter “ fé em Deus, fé na vida, fé no homem, fé no que virá fé em que podemos tudo, fé em nós mesmos para podemos mais e mais....
Agradeço a Deus em proporcionar-nos esta grande dádiva, primícias e benção alcançada.
Quero também deixar os meus sinceros agradecimentos na qualidade de Diretora da Escola, a todos quantos fizeram, participaram, ajudaram e torceram de forma direta e indireta para que isso tudo viesse a acontecer e chegássemos até aqui.
Que o Eterno Deus possa abençoar a cada de vocês.
Muito Obrigada.
Professora Rita Cássia de Sousa.
BOA LEITURA
Fique à vontade para indicar algum livro que faça parte do seu acervo.
A Independência do Brasil
Autor: Flávio BeruttiEditora: Ediouro
Livro paradidático voltado para alunos da 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Ao acompanhar o trabalho de História do personagem principal, a criança desenvolve a compreensão de texto e uma atitude reflexiva e crítica diante da disciplina.
A Menina e o Elefante
Autor: Frei BettoEditora: FTD
Afrânio era um elefante especial. De sua tromba-clarineta nasciam as mais doces melodias. Com habilidades, equilibrava-se e dançava sobre uma enorme bola colorida. Tão grande e tão leve...
Hije a música tornou-se um ruído, e o dançarino, um simples paquiderme. Para Mariana, Afrânio era mais do que músico e dançarino: era seu querido animal de estimação. Para os moradores do prédio e da cidade, um estorvo, uma aberração!
O coro dos icomodados aumentava cada dia: meninas combinam com cachorrinhos, gatinhos, peixinhos ou, quando muito, com elefantinhos de pelúcia. Uma coisa, diziam, era Afrânio no circo. Outra coisa, enfatizavam, era Afrânio fora do circo. Você acredita que a menina de olhos amarelos, sardas no rosto e tranças azuis abrirá mão do amigo Afrânio?
Contos de Animais do Mundo Todo
Autora: Naomi Adler Editora: Martins Fontes
Neste livro estão reunidos contos tradicionais de diversas culturas do mundo todo, coletados pela contadora de histórias Naomi Adler. Assim, ela traz do Quênia a história do macaco que se livrou da cilada de um crocodilo desleal; da Tailândia, o conto do pelicano voraz que tentou se aproveitar dos peixes de seu lago e levou o troco; dos índios cheroqui, a aventura da vovó aranha que ajudou sua comunidade de animais depois que todos os mais fortes fracassaram. E o Brasil também está representado, com um belo conto da Floresta Amazônica. São nove contos de animais que, em linguagem saborosa, nos permitem conhecer um pouco dos valores, do humor e das emoções de outros povos. No final do livro há um relato interessante sobre a maneira pela qual a autora ficou conhecendo cada um dos contos.
Os Dez Sacizinhos
Autora: Tatiana Belinky Editora: Paulinas
Uma viagem pela magia e encanto de um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro, o saci, menino negro, com uma perna só, que fuma cachimbo e usa carapuça vermelha que lhe confere poderes mágicos. Ele não é mau, apenas gosta de fazer travessuras, como dar nó no rabo do cavalo, assustar cachorros e pregar peças nos viajantes. Depois cai em gostosas gargalhadas com o resultado das molecagens. Tatiana Belinky, que já tem netos e bisnetos, mais uma vez reparte com os leitores as curtições da infância, que continuam vivinhas, vivinhas em sua memória.
Este livro é uma brincadeira de subtrair sacis. Entre versos e estrofes, dez graciosos sacizinhos desaparecem, um a um, em acidentes como fogo no teatro, ingestão de comida estragada, jejum exagerado, quebra de regras... A Cuca acompanha o desenrolar da história camuflada nas formas e cores intensas do ilustrador Roberto Weigand. Um leitor mais desatento não a notará na ponta do arco-íris (sim, neste livro, o arco-íris tem ponta!) ou acomodada numa cadeira de praia. Assim, quando todos os sacis desaparecem, é ela que os traz de volta, sãos e salvos, para que autora e ilustrador instiguem o leitor a continuar a brincadeira. Em 1999, Dez sacizinhos recebeu o prêmio Jabuti de Ilustração de Livro Infantil e Juvenil, além do título "Altamente Recomendável", da Fundação Nacional
O Duende da Ponte
Autor: Patrícia Rae WolffEditora: Brinque-Book
Todos os dias, a caminho da escola, Teo atravessa uma ponte. E todos os dias, no momento em que Teo pisa na madeira apodrecida da ponte, um medonho e terrível duende salta a sua frente e lhe cobra um pedágio. E Teo, para se livrar do pagamento do pedágio, propõe ao duende adivinhas e charadas. Teo sempre ganha e consegue atravessar a ponte. Mas será que ele conseguirá criar novas charadas e ganhar todas as vezes? Este livro é uma história engraçada, com charadas e adivinhas criativas que divertem e encantam. Ao mesmo tempo, desperta nos jovens leitores a importância de ir a escola, mesmo porque nunca se sabe se um duende estará a espreita, no caminho da escola.
Lápis na Mão
Autor: Maria da Salete Alves GondimEditora: FTD
A coleção Lápis na Mão agora é interdisciplinar. Em um único volume, o aluno terá atividade das cinco áreas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Para cada nível de pré-escola há dois livros. Cada livro corresponde a um semestre. Assim a aprendizagem torna-se mais integrada e estimulante. As metérias não são isoladas, como se um conhecimento não tivesse nenhuma relação com o outro
UM PORTUGUES . COM - ACORDO ORTOGRÁFICO
DATAS COMEMORATIVAS EM 2009
JANEIRO
Dia 01: dia mundial da pazDia 31: dia da solidariedade
FEVEREIRO
27: dia nacional do livro didático
MARÇO
Dia 01: dia do turismo ecológico
Dia 08: dia internacional da mulher
Dia 12: dia do bibliotecário
Dia 15: dia mundial dos direitos do consumidor
Dia 19: dia da escolaDia 21: dia internacional da floresta
Dia 21: dia internacional para eliminação da discriminação racialDia
22: dia mundial da águaDia
27: dia nacional da inclusão digital
ABRIL
Dia 02: dia internacional do livro infantil
Dia 07: dia mundial da saúde
Dia 08: dia mundial de combate ao câncer
Dia 12: páscoa
Dia 13: dia do hino nacional
Dia 18: dia nacional do livro infantil
Dia 19: dia do índioDia 21: Tiradentes
Dia 22: dia do descobrimento do Brasil
Dia 23: dia mundial do livroDia 28: dia da educação
MAIO
Dia 01: dia internacional dos trabalhadores
Dia 08: dia do artista plástico
Dia 13: dia da abolição da escravatura
Dia 13: dia das mães
Dia 15: dia internacional das famílias
Dia 18: dia mundial dos museus
Dia 18: dia de combate ao abuso e à exploração sexual das crianças
Dia 22: dia internacional da biodiversidade
Dia 27: dia da mata atlântica
Dia 31: dia internacional de combate ao fumo
JUNHO
Dia 05: dia mundial do meio ambiente
Dia 05: dia da ecologia
Dia 08: dia internacional dos oceanos
Dia 10: dia da língua portuguesa
Dia 12: dia mundial de combate ao trabalho infantil
Dia 13: dia do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Dia 23: dia nacional do esporte
Dia 26: dia internacional do combate às drogas
JULHO
Dia 08: dia nacional da ciência
Dia 17: dia da proteção das florestas
Dia 20: dia do amigo
Dia 25: dia nacional do escritor
Dia 26: dia dos avós
AGOSTO
Dia 01: dia mundial do aleitamento materno
Dia 01: dia do poeta da literatura de cordel
Dia 05: dia nacional da saúde
Dia 05: início da semana pela cidadania e solidariedade
Dia 09: dia internacional dos povos indígenas
Dia 12: dia dos pais
Dia 12: dia internacional e nacional da juventude
Dia 17: dia do patrimônio histórico
Dia 19: dia mundial da fotografia
Dia 22: dia mundial do folclore
Dia 28: dia nacional do voluntariado
Dia 29: dia nacional do combate ao fumo
Dia 29: dia nacional de combate à desnutrição
SETEMBRO
Dia 01: início da semana da pátria
Dia 01: dia do profissional de educação física
Dia 05: dia mundial da Amazônia
Dia 07: independência do Brasil
Dia 08: dia internacional da alfabetização
Dia 16: dia internacional da preservação da camada de ozônio
Dia 20: dia mundial de limpeza das praias
Dia 21: dia da árvore
Dia 21: dia nacional de luta de pessoas com deficiência
Dia 22: dia mundial sem carroDia 25: dia do trânsito
OUTUBRO
Dia 01: dia nacional de doação de leite materno
Dia 01: dia internacional do idoso
Dia 04: dia mundial dos animais
Dia 04: dia da natureza
Dia 10: dia nacional de luta contra a violência à mulher
Dia 12: dia das criançasDia 12: dia nacional da leitura
Dia 12: dia do mar
Dia 13: dia mundial do escritor
Dia 15: dia do professor
Dia 15: dia do educador ambiental
Dia 17: dia mundial para a erradicação da pobreza
Dia 20: dia do poeta
Dia 29: dia nacional do livro
NOVEMBRO
Dia 05: dia nacional da cultura e da ciência
Dia 12: dia do diretor de escola
Dia 14: dia nacional da alfabetização
Dia 15: proclamação da República
Dia 19: dia da bandeira
Dia 20: dia nacional da consciência negra
Dia 22: dia da música
Dia 25: dia internacional do doador voluntário de sangue
Dia 27: dia internacional da luta contra o câncer
DEZEMBRO
Dia 01: dia internacional de luta contra a AIDS
Dia 02: dia nacional da astronomia
Dia 03: dia internacional das pessoas com deficiência
Dia 05: dia internacional do voluntariado
Dia 10: dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Dia 21: dia do atleta
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