DIA 22 PRÓXIMO PASSADO,
COMEMOUROU-SE O
" DIA MUNDIAL DA ÁGUA "
O Sistema FIRJAN promoveu seminário sobre gestão da água na indústria.Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o Sistema FIRJAN realizou, no dia 20 de março, o Seminário Gestão da Água na Indústria. O primeiro bloco será dedicado à apresentação da gestão dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro.A palestrante convidada é Rosa Formiga, diretora de Gestão de Águas do Instituto Estadual do Ambiente. O Inea é o novo órgão ambiental estadual, instalado em janeiro a partir da fusão da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (Feema), da Fundação Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).Segundo a Pesquisa Gestão Ambiental 2008 realizada pela FIRJAN, 22,1% das empresas fluminenses que geram efluentes líquidos desenvolvem ações de reúso da água em seus processos. Alinhado a essa tendência, o segundo bloco do Seminário trará cases de sucesso de reúso e conservação da água na indústria, com apresentações da Bayer, da Saint Gobain e da Petrobras.O evento aconteceu na Sede da FIRJAN, no Centro do Rio de Janeiro, das 9h às 12h. Aqueles que preferirem poderão assistir à transmissão do evento, ao vivo e com interatividade, por meio da TV FIRJAN Empresarial, em uma das Unidades SESI/SENAI-RJ em mais 18 municípios do estado e sete bairros da capital.
Fatos sobre a água
* No mundo em desenvolvimento, 70% dos resíduos industriais são despejados sem tratamento e poluem as reservas de água. De 300 a 500 milhões de toneladas de metais pesados, solventes, lixo tóxico e outros resíduos são despejados todo ano pelas indústrias.
* Para produzir um quilograma de carne, são necessários algo entre 5.000 e 20.000 litros de água. A quantia total de recursos hídricos usados para produzir um alimento é denominada de “água virtual”. Produzir 1kg de carne requer a mesma quantidade de água usada por uma família de tamanho médio por 10 meses (50 litros/pessoa/dia).
* 50% das zonas úmidas do mundo (como pântanos) desapareceram desde 1900.
* Aproximadamente 70% de toda água doce disponível é usada para irrigação.
* Estima-se que as nações da OCDE precisem investir pelo menos US$ 200 bilhões por ano para substituir sua antiquada infraestrutura de água e garantir o suprimento, reduzir taxas de vazamento e proteger a qualidade da água.
* Até 2075, o número de pessoas que viverão em regiões com falta crônica de água é estimado em 3 a 7 bilhões.
Fontes:
Organização Mundial da Saúde (OMS),
Organização das Nações Unidas para a Educação,
a Ciência e a Cultura (UNESCO),
Water Partners International(WPI),
Stockholm International Water Institute (SIWI).
Fazer ovos de chocolate em casa é uma forma original de presentear a família e uma ótima oportunidade para economizar. A culinarista Maisa Silva, de Santo André, ensina como fazer ovo de Páscoa marmorizado. Para fazer um ovo de 200 gramas,
são necessários 100 gramas de chocolate ao leite e
100 de chocolate branco.
O costume de dar e receber ovos de chocolate teve origem com os egípcios, persas e chineses, que distribuíam ovos naturais, geralmente aos amigos, simbolizando a origem da vida, a criação e a fecundidade.
O hábito foi adotado pelos cristãos como forma de representar a Páscoa, significando a ressurreição de Jesus Cristo.
A adoção dos ovos como símbolo da Páscoa está ligada ao fato de que o ovo, aparentemente morto, contém uma vida que aparece subitamente.
Chocolate deve ser ingerido sem excesso.
Com a chegada da Páscoa, comemorada no próximo dia 27, fica mais difícil resistir às delícias dos ovos de chocolate, um dos principais símbolos da data.
Apesar de ser uma fonte energética e oferecer alguns benefícios nutricionais, o chocolate deve ser consumido com moderação, principalmente por obesos e diabéticos.
Quem faz o alerta é a nutricionista Marly Kling, do Hospital e Maternidade Neomater, em São Bernardo. Marly comenta que o chocolate possui vitaminas A, B, C e D e é muito estimulante, já que possui cafeína que desperta o raciocínio e dá a sensação de prazer. "Com relação à cafeína, a quantidade é menor do que o existente em uma xícara de café", comenta.
Segundo Sheila Castro Vieira, nutricionista do Hospital Beneficência Portuguesa de Santo André, o chocolate deve ser ingerido em pouca quantidade para evitar intoxicações.
Diabéticos e pessoas com problemas de saúde como gastrite e diarréia devem evitar o consumo do doce devido à quantidade de gordura que é contido em um ovo de Páscoa ou até mesmo em outros chocolates.
"As pessoas podem ter problemas estomacais e intestinais", alerta.
Pesquisas apontam que no cacau há muita concentração de substâncias antioxidantes que protegem os tecidos do organismo principalmente as artérias, além de evitar, também, o envelhecimento precoce.
O chocolate amargo possui menos açúcar que o ao leite. Porém, tem uma quantidade mais concentrada de cacau, isso faz com que ele se torne igualmente calórico ao chocolate doce.
Para evitar problemas alimentares é recomendável fazer uma dieta com alimentos leves e saudáveis.
Fique atento e alerta, faça periodicamente exames e procure um profissional da saúde para avaliar suas condições.
A Páscoa se aproximando e nem pensar em deixar tudo pra última hora, não é verdade?A Escola PORTAL adiantou e correu atrás de uma receita básica de ovo de Páscoa, pra você que " adooooora " essas aventuras na cozinha se divertir à beça fazendo essa receita de ovo de páscoa super fácil! Sem contar que fazer ovos de páscoa sai mais barato do que comprar ovos de páscoa industrializados por aí, nos dias de hoje.Vale fazer ovos de páscoa para presentear os seus amigos, a mãe, o pai, namorado, a vó, o vô, a Lili, o cachorro, o papagaio, todo mundo! E além de presentear, você pode fazer disso uma fonte de renda extra. Então o primeiro passo antes de querer fazer ovo de páscoa recheado, ovo de páscoa trufado ou ovo de Páscoa sabor prestígio, ou...ou... Calma! Primeira coisa que você precisa saber é a base de tuuuudo, que é saber fazer o ovo de páscoa básico, aquela receita tradicional de ovo de páscoa, pra começar. Daí apartir desse ponto é que você vai poder criar ovos de páscoa mais elaborados. Ok? Então bora lá, vamos à receita!Ingredientes necessários:Para esta receita, além dos utensílios básicos, você vai precisar de: - 500g e chocolate ao leite.
Modo de Preparo:Com uma faca pontuda ou uma colher, quebre a barra de chocolate em lascas. Não se preocupe se os tamanhos dos pedaços ficarem diferentes.
Para derreter o chocolate, leve-o ao microondas por 3 minutos na potência alta.
Dê uma pausa a cada minuto e mexa bastante. Isso garante que o chocolate derreta por igual e não fique empelotado.
Depois de derretido, despeje o chocolate no mármore e, com a espátula, faça movimentos de vai-e-vem para esfriar.
Quando o chocolate estiver frio, volte com ele para o pirex. Ele está na temperatura certa para começar a ser trabalhado.
Com o auxílio da colher, vá despejando o chocolate no molde.
Use a parte de trás da colher para espalhar o chocolate uniformemente.
Escorra o excesso de chocolate do molde.
Limpe as bordas com a espátula e leve à geladeira.
Depois de 1 minuto, tire da geladeira e passe outra camada de chocolate.
Repita a operação até que o ovo esteja na espessura desejada.
O ideal é repetir o processo mais três vezes, seno que na última, o ovo deve permanecer por três minutos na geladeira, com o molde apoiado emborcado sobre uma assadeira forrada de papel manteiga.
Passados os 3 minutos, tire os moldes da geladeira.
Você sabe que o chocolate está seco quando a fôrma ficar com o fundo transparente.
Antes de desenformar, limpe com uma faca o chocolate que estiver escorrido na borda do molde.
Faça uma leve pressão no fundo do molde.
O chocolate solta sozinho: não unte a fôrma, nem molhe, como se estivesse desenformando gelo.
Por fim, com cuidado, retire as sobras para deixar a borda lisinha.
No calor, segure o ovo com um pano limpo e úmido e que não solte pêlos. Isso evita que o ovo fique marcado com impressões digitais.
A receita rende um ovo de Páscoa.
A Escola Portal da Educação deseja a todos uma feliz páscoa !!!!!

Diferenças Entre Alimentos Diet e Light.
Muitas pessoas não sabem diferenciar os tipos de alimentos que utilizam no seu dia-a-dia, é comum haver uma confusão entre os alimentos diet e light.
Diet:
Alimentos Diet são aqueles isentos de algum ingrediente como açúcares, sódio, gorduras, proteínas, entre outros e indicados para dietas de pessoas que não podem ou não querem consumir algum desses ingredientes, como por exemplo os diabéticos.
Light:
Para um alimento ser considerado Light o mesmo deve ter uma redução de no mínimo 25% de calorias ou de alguns de seus ingredientes como o açúcar, gorduras, proteínas, entre outros. Em sua maioria, são usados para dietas de controle de peso e para quem deseja uma alimentação saudável.
Palavra da Diretora
Historicamente no Brasil a educação não é prioridade e os investimentos destinados à mesma ainda não ocupam parcela significativa no orçamento da União e dos Grandes Empresários, dificultando melhores condições de trabalho e a produção do conhecimento, o que compromete a construção do cidadão participativo, autêntico, autônomo, crítico, consciente do seu papel na sociedade.
Reconhecer a importância da educação e valorizar mais os pensadores brasileiros, a exemplo de Anísio Teixeira, Paulo Freire, Florestan Fernandes que proclamaram uma educação democrática e sensível aos anseios da sociedade é o caminho para o desenvolvimento do nosso país.
É preciso promover uma mudança significativa e que faça diferença:
“ Para mudar é preciso coragem,
cuidado,
garra,
persistência,
ousadia e acima de tudo humildade,
reconhecendo em Deus a Eterna Soberania.
É preciso mudar tendo consciência de que a mudança é um processo gradativo e contínuo que precisa começar em cada um de nós, contagiando o próximo, pois entendemos que o nosso HOJE precisa ser melhor do que ONTEM e o AMANHÃ melhor do que Hj.
Nesse contexto, os profissionais da educação, em especial os pedagogos têm papel essencial, pois somos responsáveis pelas sementes do amanhã, que poderão ser fruto de uma geração de pessoas que conquistarão a verdadeira democracia.
Segundo Paulo Freire :
“ A democracia é, como o saber, uma conquista de todos.
Toda a separação entre os que sabem e os que não sabem, do mesmo modo que a separação entre as elites e o povo, é apenas fruto de circunstâncias históricas que podem e devem ser transformadas ”.
Ao novo educador hoje compete, o desafio de refazer a educação, reinventá-la, criar as condições objetivas para que uma educação democrática seja possível, criar alternativas pedagógicas que favoreçam o aparecimento de um novo tipo de pessoas, solidárias, preocupadas em superar o individualismo criado pela exploração capitalista do trabalho, preocupadas com um novo projeto social e político que construa uma sociedade mais justa, mais igualitária.
Por isso, somos semeadoras e não podemos fugir da responsabilidade de semear para colhermos frutos dignos e comprometedores com Deus e o ser Humano.
Não digamos que o solo é áspero, que chove freqüentemente, que o sol queima ou que a semente não serve. Não é nossa função julgar a terra e o tempo.
Nossa missão é semear.
A semente é abundante! Um pensamento, um sorriso, uma promessa de alento, um aperto de mão, um conselho, um pouco de água, o diálogo, são sementes que germinam facilmente.
Não semeies, porém descuidadamente, como quem cumpre uma missão desagradável! Semeemos com interesse, com amor, com atenção, como quem encontra nisto o motivo central de sua felicidade.
Não importa o campo do trabalho, quer na empresa, na instituição escolar, na área de pesquisa, enfim nas diversas atuações, têm-se a possibilidade de construir um mundo melhor.
A Escola Portal da Educação possui uma grande responsabilidade face aos desafios encontrados na sociedade Carangolense em geral.
HOJE, não sonha como outrora sonhávamos, REALIZAMOS e somos verdadeiramente REALIZADOS pela graça de Deus, em potencial escolar, contando com vários profissionais da educação com gabarito.
Nessa perspectiva, podemos ser testemunhas vivas de nossa realidade e realização escolar, e de ter muitos méritos pela graça genuína de Deus.
Associado a isso já somos mais que vencedores através de nosso trabalho, esforço, dedicação, entusiasmo e a certeza de poder confiar naquilo que foi proposta pela Escola, sem medo, sem desconfiança, sem preconceitos sabendo que tudo que aqui fizemos e fazemos é para o bem de cada um de nossos alunos.
Para a vida nascemos de um encontro, e de incontáveis encontros e vivencias, levamos marcas que norteiam e estruturam nosso jeito de ver, ser e viver.
Teremos muito para fazer e recordar o tempo em que passaremos juntos, pessoas especiais guardadas no coração, professores, funcionários e colegas de sala de aula.
Nesse momento, fica como tesouro (guardado a sete chaves), cada aluno, e, sobretudo a mensagem de que devemos ter “ fé em Deus, fé na vida, fé no homem, fé no que virá fé em que podemos tudo, fé em nós mesmos para podemos mais e mais....
Agradeço a Deus em proporcionar-nos esta grande dádiva, primícias e benção alcançada.
Quero também deixar os meus sinceros agradecimentos na qualidade de Diretora da Escola, a todos quantos fizeram, participaram, ajudaram e torceram de forma direta e indireta para que isso tudo viesse a acontecer e chegássemos até aqui.
Que o Eterno Deus possa abençoar a cada de vocês.
Muito Obrigada.
Professora Rita Cássia de Sousa.
BOA LEITURA
Fique à vontade para indicar algum livro que faça parte do seu acervo.
A Independência do Brasil
Autor: Flávio BeruttiEditora: Ediouro
Livro paradidático voltado para alunos da 1ª a 4ª série do ensino fundamental. Ao acompanhar o trabalho de História do personagem principal, a criança desenvolve a compreensão de texto e uma atitude reflexiva e crítica diante da disciplina.
A Menina e o Elefante
Autor: Frei BettoEditora: FTD
Afrânio era um elefante especial. De sua tromba-clarineta nasciam as mais doces melodias. Com habilidades, equilibrava-se e dançava sobre uma enorme bola colorida. Tão grande e tão leve...
Hije a música tornou-se um ruído, e o dançarino, um simples paquiderme. Para Mariana, Afrânio era mais do que músico e dançarino: era seu querido animal de estimação. Para os moradores do prédio e da cidade, um estorvo, uma aberração!
O coro dos icomodados aumentava cada dia: meninas combinam com cachorrinhos, gatinhos, peixinhos ou, quando muito, com elefantinhos de pelúcia. Uma coisa, diziam, era Afrânio no circo. Outra coisa, enfatizavam, era Afrânio fora do circo. Você acredita que a menina de olhos amarelos, sardas no rosto e tranças azuis abrirá mão do amigo Afrânio?
Contos de Animais do Mundo Todo
Autora: Naomi Adler Editora: Martins Fontes
Neste livro estão reunidos contos tradicionais de diversas culturas do mundo todo, coletados pela contadora de histórias Naomi Adler. Assim, ela traz do Quênia a história do macaco que se livrou da cilada de um crocodilo desleal; da Tailândia, o conto do pelicano voraz que tentou se aproveitar dos peixes de seu lago e levou o troco; dos índios cheroqui, a aventura da vovó aranha que ajudou sua comunidade de animais depois que todos os mais fortes fracassaram. E o Brasil também está representado, com um belo conto da Floresta Amazônica. São nove contos de animais que, em linguagem saborosa, nos permitem conhecer um pouco dos valores, do humor e das emoções de outros povos. No final do livro há um relato interessante sobre a maneira pela qual a autora ficou conhecendo cada um dos contos.
Os Dez Sacizinhos
Autora: Tatiana Belinky Editora: Paulinas
Uma viagem pela magia e encanto de um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro, o saci, menino negro, com uma perna só, que fuma cachimbo e usa carapuça vermelha que lhe confere poderes mágicos. Ele não é mau, apenas gosta de fazer travessuras, como dar nó no rabo do cavalo, assustar cachorros e pregar peças nos viajantes. Depois cai em gostosas gargalhadas com o resultado das molecagens. Tatiana Belinky, que já tem netos e bisnetos, mais uma vez reparte com os leitores as curtições da infância, que continuam vivinhas, vivinhas em sua memória.
Este livro é uma brincadeira de subtrair sacis. Entre versos e estrofes, dez graciosos sacizinhos desaparecem, um a um, em acidentes como fogo no teatro, ingestão de comida estragada, jejum exagerado, quebra de regras... A Cuca acompanha o desenrolar da história camuflada nas formas e cores intensas do ilustrador Roberto Weigand. Um leitor mais desatento não a notará na ponta do arco-íris (sim, neste livro, o arco-íris tem ponta!) ou acomodada numa cadeira de praia. Assim, quando todos os sacis desaparecem, é ela que os traz de volta, sãos e salvos, para que autora e ilustrador instiguem o leitor a continuar a brincadeira. Em 1999, Dez sacizinhos recebeu o prêmio Jabuti de Ilustração de Livro Infantil e Juvenil, além do título "Altamente Recomendável", da Fundação Nacional
O Duende da Ponte
Autor: Patrícia Rae WolffEditora: Brinque-Book
Todos os dias, a caminho da escola, Teo atravessa uma ponte. E todos os dias, no momento em que Teo pisa na madeira apodrecida da ponte, um medonho e terrível duende salta a sua frente e lhe cobra um pedágio. E Teo, para se livrar do pagamento do pedágio, propõe ao duende adivinhas e charadas. Teo sempre ganha e consegue atravessar a ponte. Mas será que ele conseguirá criar novas charadas e ganhar todas as vezes? Este livro é uma história engraçada, com charadas e adivinhas criativas que divertem e encantam. Ao mesmo tempo, desperta nos jovens leitores a importância de ir a escola, mesmo porque nunca se sabe se um duende estará a espreita, no caminho da escola.
Lápis na Mão
Autor: Maria da Salete Alves GondimEditora: FTD
A coleção Lápis na Mão agora é interdisciplinar. Em um único volume, o aluno terá atividade das cinco áreas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. Para cada nível de pré-escola há dois livros. Cada livro corresponde a um semestre. Assim a aprendizagem torna-se mais integrada e estimulante. As metérias não são isoladas, como se um conhecimento não tivesse nenhuma relação com o outro
UM PORTUGUES . COM - ACORDO ORTOGRÁFICO
DATAS COMEMORATIVAS EM 2009
JANEIRO
Dia 01: dia mundial da pazDia 31: dia da solidariedade
FEVEREIRO
27: dia nacional do livro didático
MARÇO
Dia 01: dia do turismo ecológico
Dia 08: dia internacional da mulher
Dia 12: dia do bibliotecário
Dia 15: dia mundial dos direitos do consumidor
Dia 19: dia da escolaDia 21: dia internacional da floresta
Dia 21: dia internacional para eliminação da discriminação racialDia
22: dia mundial da águaDia
27: dia nacional da inclusão digital
ABRIL
Dia 02: dia internacional do livro infantil
Dia 07: dia mundial da saúde
Dia 08: dia mundial de combate ao câncer
Dia 12: páscoa
Dia 13: dia do hino nacional
Dia 18: dia nacional do livro infantil
Dia 19: dia do índioDia 21: Tiradentes
Dia 22: dia do descobrimento do Brasil
Dia 23: dia mundial do livroDia 28: dia da educação
MAIO
Dia 01: dia internacional dos trabalhadores
Dia 08: dia do artista plástico
Dia 13: dia da abolição da escravatura
Dia 13: dia das mães
Dia 15: dia internacional das famílias
Dia 18: dia mundial dos museus
Dia 18: dia de combate ao abuso e à exploração sexual das crianças
Dia 22: dia internacional da biodiversidade
Dia 27: dia da mata atlântica
Dia 31: dia internacional de combate ao fumo
JUNHO
Dia 05: dia mundial do meio ambiente
Dia 05: dia da ecologia
Dia 08: dia internacional dos oceanos
Dia 10: dia da língua portuguesa
Dia 12: dia mundial de combate ao trabalho infantil
Dia 13: dia do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)
Dia 23: dia nacional do esporte
Dia 26: dia internacional do combate às drogas
JULHO
Dia 08: dia nacional da ciência
Dia 17: dia da proteção das florestas
Dia 20: dia do amigo
Dia 25: dia nacional do escritor
Dia 26: dia dos avós
AGOSTO
Dia 01: dia mundial do aleitamento materno
Dia 01: dia do poeta da literatura de cordel
Dia 05: dia nacional da saúde
Dia 05: início da semana pela cidadania e solidariedade
Dia 09: dia internacional dos povos indígenas
Dia 12: dia dos pais
Dia 12: dia internacional e nacional da juventude
Dia 17: dia do patrimônio histórico
Dia 19: dia mundial da fotografia
Dia 22: dia mundial do folclore
Dia 28: dia nacional do voluntariado
Dia 29: dia nacional do combate ao fumo
Dia 29: dia nacional de combate à desnutrição
SETEMBRO
Dia 01: início da semana da pátria
Dia 01: dia do profissional de educação física
Dia 05: dia mundial da Amazônia
Dia 07: independência do Brasil
Dia 08: dia internacional da alfabetização
Dia 16: dia internacional da preservação da camada de ozônio
Dia 20: dia mundial de limpeza das praias
Dia 21: dia da árvore
Dia 21: dia nacional de luta de pessoas com deficiência
Dia 22: dia mundial sem carroDia 25: dia do trânsito
OUTUBRO
Dia 01: dia nacional de doação de leite materno
Dia 01: dia internacional do idoso
Dia 04: dia mundial dos animais
Dia 04: dia da natureza
Dia 10: dia nacional de luta contra a violência à mulher
Dia 12: dia das criançasDia 12: dia nacional da leitura
Dia 12: dia do mar
Dia 13: dia mundial do escritor
Dia 15: dia do professor
Dia 15: dia do educador ambiental
Dia 17: dia mundial para a erradicação da pobreza
Dia 20: dia do poeta
Dia 29: dia nacional do livro
NOVEMBRO
Dia 05: dia nacional da cultura e da ciência
Dia 12: dia do diretor de escola
Dia 14: dia nacional da alfabetização
Dia 15: proclamação da República
Dia 19: dia da bandeira
Dia 20: dia nacional da consciência negra
Dia 22: dia da música
Dia 25: dia internacional do doador voluntário de sangue
Dia 27: dia internacional da luta contra o câncer
DEZEMBRO
Dia 01: dia internacional de luta contra a AIDS
Dia 02: dia nacional da astronomia
Dia 03: dia internacional das pessoas com deficiência
Dia 05: dia internacional do voluntariado
Dia 10: dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Dia 21: dia do atleta